• As Cores na Fotografia

    Tirar uma fotografia de uma cena com bastante cor não é uma tarefa difícil, mas fazer essas cores se destacarem a ponto de tornar a imagem marcante é um pequeno desafio. Existem alguns truques e ajustes na máquina que podem valorizar o colorido da sua foto, basta seguir alguns passos simples.

    Não basta fotografar algo muito colorido, é preciso prestar atenção nos tons para que eles não “briguem” na imagem. Quando vemos algo assim, o nosso olho faz uma compensação natural de cor, porém, conforme já foi dito anteriormente, a câmera não consegue fazer isso e acaba gerando imagens com cores distorcidas ou exageradas.

    Além disso, ter muitas cores fortes em uma cena, principalmente quando elas são muito diferentes, pode fazer com que ninguém consiga focar o olhar em uma área da imagem. Isso torna a fotografia confusa, sem um ponto de vista.

    Não quer dizer que você não possa retratar cenas com uma diversidade grande de tonalidades, mas tome cuidado para que nada conflite pela atenção. Para isso, procure ter apenas uma ou, no máximo, duas cores dominantes na foto.

    Para conseguir cores mais reais é preciso ajustar o balanço de branco da câmera, para que ela tenha uma referência visual e consiga calibrar os tons o mais próximo do real possível, se essa for a proposta. Não existe nada que impeça você de distorcer as cores da foto de acordo com o seu gosto pessoal, puxando para algum tom diferente do real.

    O que mais importa é que, se for preciso, você saiba como ajustar o balanço de branco para conseguir exatamente o que você está querendo mostrar.

    Além do ajuste do balanço de branco, você pode procurar opções automáticas de configuração de intensidade de cor na sua câmera. Muitas máquinas possuem um ajuste que, quando selecionado, fotografa com tons mais vivos e intensos. Leia o manual da sua para saber se esse ajuste está presente no seu equipamento.

    Para valorizar as cores da sua imagem, tente criar uma atmosfera que agregue sentido a isso. As cores que você usar na cena trarão um significado natural para a sua fotografia. Por exemplo, tons claros e cores pastéis em um ambiente iluminado sugerem calma, enquanto cores fortes como vermelho e roxo passam uma sensação de urgência, de drama.

    Tenha em mente sempre o que você quer passar e qual a mensagem desejada, para que você possa escolher as cores que consigam transmitir isso. Além dos tons, a iluminação e o foco são outras variáveis importantes e é essencial pensar nisso ao criar uma atmosfera especial.

    Use uma profundidade de campo grande (mais áreas focadas) para passar uma ideia mais geral e ampla. Por exemplo, fotografe os seus amigos em um parque, usando o foco geral para transmitir alegria, união entre as pessoas.